tag:blogger.com,1999:blog-48327678436751946892024-02-08T08:05:41.024-08:00Educação musical, Ead e afinsAna Buzatohttp://www.blogger.com/profile/17205072879797194841noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-4832767843675194689.post-44254342943437873212011-03-14T07:25:00.001-07:002011-03-14T08:16:32.436-07:00Literatura para Vestibulares 2011A Fuvest e a Comvest --que organizam os vestibulares da USP e da Unicamp, respectivamente-- confirmaram que vão manter a lista unificada de livros obrigatórios neste ano.<br /><br />Os nove livros valerão pelos próximos dois vestibulares. As obras ficam assim mantidas por um ciclo de três anos para que o aluno do ensino médio tenha tempo de se preparar.<br /><br />Por isso, a Unicamp informou que a próxima lista deve ser anunciada em alguns meses e valerá a partir do ano letivo de 2012, para os concursos com ingresso em 2013, 2014 e 2015.<br />Esquema para leitura em pares ou trios:<br /><blockquote></blockquote> O primeiro trio é "Iracema", "Memórias de um Sargento de Milícias" e "O Cortiço".<br /><br /><blockquote></blockquote>Segundo bloco: "Dom Casmurro" e "A Cidade e as Serras".<br /><br /><blockquote></blockquote>Terceiro bloco: "Vidas Secas" e "Capitães da Areia", de temática social como pano de fundo. <br /><br /><blockquote></blockquote>"Poesias: Antologia Poética" e "Auto da Barca do Inferno".<br />Veja quais são os livros do vestibular 2011 e inicie seus estudos com o material do UOL Vestibular:<br /><br /><br />Livros e seus respectivos autores:<br /><br />Auto da barca do inferno - Gil Vicente;<br />Memórias de um sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida;<br />Iracema - José de Alencar;<br />Dom Casmurro - Machado de Assis;<br />O Cortiço - Aluísio Azevedo;<br />A cidade e as serras - Eça de Queirós;<br />Vidas secas - Graciliano Ramos;<br />Capitães da areia - Jorge Amado;<br />Antologia poética (com base na 2ª ed. aumentada) - Vinícius de Moraes.Ana Buzatohttp://www.blogger.com/profile/17205072879797194841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4832767843675194689.post-25788881863031642932011-03-03T13:31:00.000-08:002011-03-14T07:23:31.093-07:00Avaliação - Esterina Placco - Segundos anos - março de 2011Avaliação – Esterina Placco - Março de 2011<br /><br /><br /><br />1. (FUVEST) “Na reunião do Colegiado, não faltou, no momento em que as discussões se tornaram mais violentas, argumentos e opiniões veementes e contraditórias.”<br /><br />No trecho acima, há uma infração às normas de concordância.<br /><br />a) Reescreva-o com devida correção.<br />b) Justifique a correção feita.<br /><br /><br />2. (CESGRANRIO) “Noites pesadas de cheiros e calores amontoados...”<br /> <br />Aponte a opção em que, substituídos os substantivos destacados acima, fica incorreta a concordância de “amontoado”.<br /> <br />a) nuvens e brisas amontoadas<br />b) odores e brisas amontoadas<br />c) nuvens e morros amontoados<br />d) morros e nuvens amontoados<br />e) brisas e odores amontoadas<br /><br />3. (PUCCAMP) A frase em que a concordância nominal está correta é:<br /> <br />a) A vasta plantação e a casa grande caiados há pouco tempo era o melhor sinal de prosperidade da família.<br /><br />b) Eles, com ar entristecidos, dirigiram-se ao salão onde se encontravam as vítimas do acidente.<br /><br />c) Não lhe pareciam útil aquelas plantas esquisitas que ele cultivava na sua pacata e linda chácara do interior.<br /><br />d) Quando foi encontrado, ele apresentava feridos a perna e o braço direitos, mas estava totalmente lúcido.<br /><br />e) Esses livro e caderno não são meus, mas poderão ser importante para a pesquisa que estou fazendo.<br /><br /><br />4. (UNEB – BA) Assinale a alternativa em que, pluralizando-se a frase, as palavras destacadas permanecem invariáveis:<br /><br />a) Este é o <span style="font-weight:bold;">meio</span> mais exato para você resolver o problema: estude só.<br />b) <span style="font-weight:bold;">Meia</span> palavra, meio tom - índice de sua sensatez.<br />c) Estava <span style="font-weight:bold;">só </span>naquela ocasião; acreditei, pois em sua meia promessa.<br />d) Passei muito inverno <span style="font-weight:bold;">só</span>.<br />e) Só estudei o elementar, o que me deixa<span style="font-weight:bold;"> meio </span>apreensivo.<br /> <br /> <br />5. (MACKENZIE)<br /> <br />I. Os brasileiros somos todos eternos sonhadores.<br />II. Muito obrigadas! - disseram as moças.<br />III. Sr. Deputado, V. Exa. Está enganada.<br />IV. A pobre senhora ficou meio confusa.<br />V. São muito estudiosos os alunos e as alunas deste curso.<br /> <br />Há uma concordância inaceitável de acordo com a gramática:<br />a) em I e II<br />b) em II, III e IV<br />c) apenas em II<br />d) apenas em III<br />e) apenas em IV<br /><br />6. (FMU) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases abaixo: <br />Vão ........... aos processos várias fotografias. <br />Paisagens as mais belas ............ <br />Ela estava .............. narcotizada. <br />a) anexas, possíveis, meio <br />b) anexas, possível, meio <br />c) anexo, possíveis, meia <br />d) anexo, possível, meio <br />e) anexo, possível, meia<br /><br /><br />7. (PUCCAMP) A frase em que a concordância nominal está correta é:<br />a) Não lhe pareciam útil aquelas plantas esquisitas que ele cultivava na sua pacata e linda chácara do interior.<br />b) Quando foi encontrado, ele apresentava feridos a perna e o braço direitos, mas estava totalmente lúcido.<br />c) Eles, com ar entristecidos, dirigiram-se ao salão onde se encontravam as vítimas do acidente. <br />d) Esses livro e caderno não são meus, mas poderão ser importante para a pesquisa que estou fazendo.<br />e) A vasta plantação e a casa grande caiados há pouco tempo era o melhor sinal de prosperidade da família.<br /><br />8. (PROF.-MT) A frase em que a concordância nominal contraria a norma<br />culta é:<br />a) O poeta considera ingrata a terra e o filho.<br />b) O poeta considera ingrato o filho e a terra.<br />c) O poeta considera ingratos a terra e o filho.<br />d) O poeta fala de um filho e uma terra ingratas.<br />e) O poeta fala de uma terra e um filho ingratos.<br /><br /><br /><br />9. (TFC) Assinale a opção em que não há erro.<br />a) Seguem anexo os formulários pedidos.<br />b) Não vou comprar esta camisa. Ela está muito caro.<br />c) Estas questões são bastantes difíceis.<br />d) Eu lhes peço que as deixem sós.<br />e) Estando pronto os preparativos para o início da corrida, foi dada a<br />largada<br /><br /><br />10. (T.A.CÍVEL-RJ) "tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria<br />mesmo era escrever em português."<br />Das frases abaixo, a que contraria a norma culta quanto à concordância<br />nominal é:<br />a) Tornou-se clara para o leitor minha posição sobre o assunto.<br />b) Deixei claros para o leitor meus pontos de vista sobre o assunto.<br />c) Ficou clara para o leitor minha posição e meus argumentos sobre o<br />assunto.<br />d) Ficaram claras para o leitor minha posição e argumentação sobre o<br />assunto.<br />e) Quero tornar claros para o leitor serem estes meus argumentos sobre o<br />assunto.Ana Buzatohttp://www.blogger.com/profile/17205072879797194841noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4832767843675194689.post-77709034914917195662010-06-22T12:30:00.000-07:002010-06-22T12:46:12.547-07:00Novos widgetsForam adicionados três novos widgets ao blog. Um deles traz nomes de filmes que têm alguma relação com música ou educação musical; outro traz informações como endereços de revistas e outras curiosidades sobre música; o terceiro contém endereços de outros blogs de alguns de meus colegas de curso da Ead UFSCar.Ana Buzatohttp://www.blogger.com/profile/17205072879797194841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4832767843675194689.post-13569263731316300862010-05-20T14:43:00.000-07:002010-05-20T14:45:57.719-07:00O papel da inclusão digital no processo educativoNeste texto se propõe a discussão sobre a relação entre os recursos e aceso ao mundo da internet e sua relação com o processo educativo. <br />Nos últimos anos uma avalanche de novidades têm se apresentado aos usuários de computadores e da internet. Mas uma questão importante é justamente o acesso a todas as informações, o saber utilizar seus recursos, as soluções para problemas de implementação de recursos, apenas para início de conversa.<br />É bastante intrigante a questão da “exclusão digital”. Ao mesmo tempo em que percebemos que o número de usuários dos recursos tecnológicos aumenta, aumenta também a distância entre aqueles que os dominam e aqueles que não apresentam nenhuma forma de contato com eles. Ter um computador em casa, na escola, em salas de acesso à internet no bairro já não é suficiente para que se considerem letrados no mundo da internet. <br />É primordial que todos tenham acesso ao conhecimento dos recursos disponíveis e saibam como fazer proveito deles. Certamente a internet possibilita uma série de facilidades para o mundo moderno. Entretanto,à medida que os recursos aumentam, a distância também aumenta, muitas vezes desproporcionalmente.<br />Atualmente há diversos fatores que influenciam o uso de tais recursos. O principal deles é a falta de educação básica. Como incentivar o uso dos recursos tecnológicos àqueles que nem sabem ler e escrever em nível básico? Como fazer com que pessoas de baixa renda e com pequena escolaridade saibam usufruir dos recursos como agendamento de consultas, inscrições em concursos, dentre outros?<br />Meu trabalho além da Ead é na educação básica do Estado de São Paulo e a realidade nas instituições escolares comprova a falta de recursos na área de informática. Muitas propagandas são veiculadas na mídia sobre os recursos disponíveis nas escolas. Porém o que se vê é a morosidade do sistema o colocar as salas de informática em funcionamento. Em minha escola esperamos pacientemente que os computadores estejam disponíveis para o uso dos alunos. O que se vê são salas fechadas e em constante reforma sendo que seu uso poderia estar auxiliando tanto professores, alunos e a comunidade em geral com seu uso; por exemplo, economia para aqueles alunos que realizam trabalhos e usam espaços pagos para uso da internet. Muitos dos alunos, mesmo tendo acesso a internet em cybers utilizam estes espaços mais por entretenimento e diversão do que para a aprendizagem. <br />Na escola pode-se proporcionar que a internet seja vista como porta para o conhecimento diferentemente do convencional em sala de aula. Durante o tempo em que as salas estiveram em funcionamento pode-se perceber que o universo se abriu para alguns alunos, incentivando-os a ampliação dos conhecimentos do que se pode construir, pesquisar, explorar na internet.<br />Resolver a questão seria fundamental para que este distanciamento possa ser minimizado. Dentre as muitas possibilidades a educação básica é o ponto de partida, pois ninguém que não seja letrado pode entender outro sistema em que a língua é fundamental para a comunicação.<br />A partir disso, estratégias como o acesso facilitado, a oferta de cursos, a abertura de pontos comunitários e gratuitos para o uso de computadores, o barateamento do custo de acesso para famílias de baixa renda, pois esta é a parcela da sociedade que mais sofre e a que menos dos recursos se beneficiam; também a veiculação via mídias das possibilidades que a internet e seus recursos podem lhes proporcionar.<br />Uma estratégia interessante é a possibilidade de as prefeituras ou outras instituições oferecerem internet gratuitamente à população. Na região de São Carlos, especificamente na cidade de Araraquara esta foi uma iniciativa da prefeitura municipal para que o acesso à internet pudesse se facilitado.<br />Certamente iniciativas como esta podem de alguma forma facilitar a vida dos usuários de internet, mas não pode ser uma ação isolada. Para que o problema possa ser resolvido ou minimizado, muitas outras estratégias necessitam ser implementadas constantemente.Ana Buzatohttp://www.blogger.com/profile/17205072879797194841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4832767843675194689.post-76158430202120960592010-05-20T14:23:00.000-07:002010-05-20T14:43:19.628-07:00Apresentação<span style="font-family: verdana;">Meu nome é Ana Lucia e sou aluna do curso de Educação Musical, modalidade à distância pela UFSCar. Toco piano mas gostaria de aprender outros instrumentos.<br />Sou também professora de língua portuguesa e língua francesa, formada pela UNESP.<br />Este blog tem por um dos objetivos divulgar textos, imagens, músicas, etc ligados ao tema de Educação musical e de Ead, principalmente, embora esteja aberto a outros assuntos que sejam interessantes e que permitam enriquecer o conhecimentos de todos os interessados.<br />Um abraço,<br />Ana<br /><br /></span>Ana Buzatohttp://www.blogger.com/profile/17205072879797194841noreply@blogger.com0